sábado, 4 de setembro de 2010

A economia da Ásia Central

Com o declínio do socialismo e o fim da União Soviética, abriu-se caminho para que os países da Ásia Central promovessem a proclamação da independência, isso a partir de 1991. Então, os países da Ásia Central (Cazaquistão, Quirguistão, Tajiquistão, Turcomenistão e Usbequistão) ingressaram na CEI (Comunidade dos Estados Independentes), associação criada por ex-repúblicas da URSS. 

O surto de independência na Ásia Central promoveu diversas mudanças na configuração política e econômica da região. Algumas mudanças ocorreram quase que simultaneamente, como a implantação de processos eleitorais e a abertura da economia, por exemplo, abrindo espaço assim para a entrada do capitalismo e capital estrangeiro. 

A configuração da economia da Ásia Central está largamente ligada ao setor primário, principalmente no seguimento da agricultura, pecuária e do extrativismo mineral. 

Na produção agrícola, destaca-se o cultivo de algodão e frutas. Para o desenvolvimento da agricultura é preciso empregar técnicas de irrigação de maneira intensiva para garantir a produtividade e o abastecimento interno de alimentos. Na produção pastoril, a região tem como principais criações: ovinos e caprinos. A atividade agrícola exerce uma enorme relevância para a composição econômica da Ásia Central. 

Quanto ao extrativismo mineral, o subcontinente abriga em seu subsolo jazidas de diversos tipos de minérios. Dentre muitos, os principais são: carvão mineral e minério de ferro em países como o Casaquistão e o Quirguistão, e petróleo e gás no Usbequistão, Turcomenistão e Casaquistão. Existem ainda indústrias de beneficiamento, como siderúrgicas, petroquímicas, alimentícias e têxteis.




Anderson Felipe

Ásia:suas divisões internas

O maior continente do mundo possui uma divisão bem diferenciada. São seis regiões que compõem à Ásia, delimitando as áreas geoeconômicas do continente asiático: Ásia Central, Extremo Oriente, Norte da Ásia, Oriente Médio, Sudeste Asiático e Sul da Ásia.
Falaremos aqui sobre cada uma dessas regiões.


Ásia Central
Situada na região central da Ásia, esta área não possui ligação com nenhum oceano, portando essa fator condiciona esses países a um grande limite exportador e menores chances de se classificarem como países exportadores da Ásia, até porque suas economias são instáveis e relativamente as mais fracas deste continente. Problemas políticos, econômicos e culturais fizeram desta região da Ásia uma área muito isolada do mundo. Fazem parte desta região o Cazaquistão, Usbequistão, Turcomênia, Quirguízia, Tadjiquistão e Afeganistão. Mas, este último país fez com que o mundo norteasse sua atenção para o território afegão, em virtude dos ataques terroristas iniciados no dia 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. A partir deste momento o mundo quis saber que nações formavam esta região inóspita da Ásia e de que maneira poderia se chegar até o Afeganistão para contra-atacar os terroristas que se escondem e dominavam o Afeganistão. Em conseqüência, estes países ganharam grande importância para o mundo ocidental, tornando essa região uma importante área geoestratégica.


Extremo Oriente
Composto por países com grande semelhança cultural, China, Coréias (Coréia do Sul e Coréia do Norte) e Japão formam o Extremo Oriente asiático. Estabelecido como uma das regiões mais ricas do mundo, em função do Japão ser a segunda maior potência econômica mundial, esses países estão passando por profundas modificações. A China está fazendo a grande abertura do seu mercado interno, que possui a maior população do planeta (consumidores) que é de 1 bilhão e 300 milhões de habitantes. As Coréias (Coréia do Sul e do Norte) estão em fase de reunificação territorial, econômica e cultural, depois de décadas separadas. E o Japão está numa grave crise econômica para um país desenvolvido economicamente, onde gera recessões em seu mercado interno e nas suas exportações. Esta região ocupa uma grande área da Ásia e é caracterizada por apresentar desde desertos, como o de Gobi (China), até vulcões, como o Fuji (Japão).


Norte da Ásia
Com a maior área territorial das regiões asitáticas, o Norte da Ásia é composta por dois países apenas: a Rússia (parte asiática) e Mongólia. A primeira nação é amplamente conhecida no mundo todo, principalmente depois da 2ª Guerra Mundial, quando seu nome era URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Atualmente a Federação Russa ou Rússia representa como grande nação do mundo, em todos os sentidos, pois já fez frente com os Estados Unidos na questão econômica e militar. Enquanto que a Mongólia é um país muito desconhecido do mundo, pois não apresenta grande importância econômica para o globo.


Oriente Médio
Esta região é muito marcada pelos conflitos entre mulçumanos e judeus, principalmente em Israel, mas também possui conflitos entre os próprios mulçumanos (sunitas contra xiitas). Todos os países desta região são da cultura islâmica, com exceção de Israel (Estado judeu) e isso levou ao fato de ocorrer inúmeros conflitos e guerras. Arábia Saudita, Iêmen, Omã, Emirados Árabes Unidos, Qatar, Bahrain, Kuwait, Iraque, Irã, Turquia, Síria, Chipre, Líbano, Jordânia e Israel são os países que compõem esta região. Os últimos conflitos mais intensos são entre os palestinos e judeus na Cisjordânia, Faixa de Gaza e Colinas de Golã (áreas israelitas contestadas). Com uma história de mais de 3 mil anos, o Oriente Médio sempre foi palco e centro de interesse dos povos em diversas épocas, seja por interesses religiosos (culturais) ou econômicos (petróleo), pois esta região é o berço de três grandes religiões do mundo (cristianismo, islamismo e judaísmo) e é o maior produtor de petróleo e gás natural do globo.


Sudeste Asiático
Localizado na península da Indochina e nas milhares de centenas de ilhas que formam diversos arquipélagos, essa região é caracterizada por apresentar grandes diferenças sócio-econômicas ao longo de seu território. O Sudeste Asiático é composto pelos países: Mianma, Tailândia, Laos, Vietnã, Camboja, Malásia, Cingapura, Filipinas, Indonésia e Brunei. Muitas nações provêm de governos ditatoriais e por conseqüência disto estão atrasados em sua economia. Por outro lado, observar-se países em processo de desenvolvimento econômico, como é o caso da Cingapura, Malásia e Tailândia, sendo chamados de Tigres Asiáticos, mas ainda possuem inúmeros problemas sociais. Esses países também são conhecidos por terem mão-de-obra barata, o que levou a estas nações muitas empresas multinacionais estabelecerem filiais de produção.


Sul da Ásia
Formada pela Índia, Paquistão, Maldivas, Nepal, Butão, Bangladesh e Sri Lanka o Sul da Ásia é caracterizada por grandes problemas sociais, onde sua população sofre por diversas conseqüências da economia local e pela má distribuição de renda nestes países. A numerosa e crescente população do Sul da Ásia condiz a esta realidade, a Índia, por exemplo, será daqui alguns anos o país mais populoso do mundo, pois seu ritmo de crescimento vegetativo não para de aumentar. Dentre todas as nações desta região, a Índia é a que possui maior volume em sua economia, enquanto que as outras nações estão mergulhadas em grandes crises sócio-econômicas. A região também é atingida pelo efeito atmosférico natural chamado Monções, que transforma a área do sul da Índia e Bangladesh durante o inverno (seco) e verão (úmido), causando nesta última estação inúmeras enchentes. O Sul da Ásia também é amplamente conhecido em todo o mundo por possuir uma das maiores e mais impressionantes cordilheira do globo, o Himalaia. Nesta cadeia de montanhas localiza-se o pico Everest, com 8.848 mil metros de altitude, o ponto mais alto do mundo.


Abaixo está a relação de países que compõe cada umas das regiões citadas acima.




Ásia Central
Afeganistão, Cazaquistão, Quirguízia, Tadjiquistão, Turcomênia e Usbequistão
Extremo Oriente

China, Coréia do Norte, Coréia do Sul e Japão
Norte da Ásia

Mongólia e Rússia
Oriente Médio
Arábia Saudita, Bahrain, Chipre, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Irã, Iraque, Israel, Jordânia, Kuwait, Líbano, Omã, Qatar, Síria e Turquia
Sudeste Asiático

Brunei, Camboja, Cingapura, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Tailândia e Vietnã
Sul da Ásia

Bangladesh, Butão, Índia, Maldivas, Nepal, Paquistão e Sri Lanka



Anderson Felipe

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

"Curiosidadstão"

Você já se perguntou; "Porque quase todos os países da Ásia terminam no prefixo "stão"!?

*CAZAQUISTÃO;


*UZBEQUISTÃO;


* TURCOMENISTÃO;


 *TADJIQUISTÃO;


* AFEGANISTÃO;


*QUIRGUISTÃO;


*PAQUISTÃO;


Eis a resposta, de acordo com o site: www.portaldascuriosidades.com, é porque O sufixo 'stão' vem da língua persa, ou farsi[...] A raiz 'stan' significa 'país' ou 'lugar de'. Assim, os nomes dessas nações são compostos pelos nomes dos povos pré-iranianos que viviam nos locais, seguidos do sufixo.








Raíra Noronha.

Curiosidades sobre o MAIOR dos continentes:

Achei bastante interessante essa curiosidade sobre a Pangea, e resolvi postar aqui no blog. Espero que todos gostem, assim como eu!!!        Raíra Noronha.

Mais informações em: www.sitedecuriosidades.com




PANGEA:

Um dia a Terra reunida em um único lugar, em um único continente. E "num belo dia", ela foi dividida por uma espécie de "rachadura" e transformou-se em vários continentes.

Este fato é citado na palavra de Deus, por meio do nascimento de Pelegue, que está registrado no livro de Gênesis,capítulo 10; versículo 25. Que diz assim:

"A Éber nasceram dois filhos; um teve por nome Pelegue, por quanto em seus dias se repartiu a Terra".


Para se ver que tal acontecimento foi tão importante que, no livro de I Crônicas (1: 19) a mesma frase é citada novamente.

Nesse tempo era costume os pais nomearem seus filhos de acordo com alguns acontecimentos. Éber significa "união" e Pelegue por sua vez, o inverso; "divisão".

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

OS LIMITES DA ÁSIA:

*NORTE: OCEANO GLACIAL ÁRTICO



*SUL: OCEANO ÍNDICO



*LESTE: OCEANO PACÍFICO



*OESTE: MONTES URAIS, RIO URAL E OS MARES CÁSPIO, NEGRO, MEDITERRÂNEO  E  VERMELHO.







** A Ásia é cortada em três pararelos: Círculo Polar Ártico, que fica ao norte; Trópico de Câncer, ao sul; e linha do Equador, na parte central da Indonésia.**





Raíra Noronha.